nova logo IAC

Como estão suas metas?

31/08/2016

Como estão suas metas? Quem não sabe para onde quer ir, qualquer lugar serve! Ter metas e agir para cumpri-las é o “segredo” das pessoas de sucesso. Definitivamente o comportamento é mais poderoso que o talento!

No final deste post vou disponibilizar uma ferramenta incrível para alcançar as suas metas!

Algumas pessoas vivem reclamando que não conseguem ter os resultados que gostariam, para todas elas eu pergunto quais são estes resultados? Na maioria das vezes as respostas são vazias e genéricas demais!

“Quero ter sucesso.”
“Quero emagrecer.”
“Gostaria de ganhar mais dinheiro”

Respostas assim não nos levam a lugar nenhum! Quer ter sucesso? O que é ter sucesso para você? Quer emagrecer? Quantos quilos? Em quanto tempo? E quando a resposta é sobre dinheiro? Ganhar dinheiro para que? Qual seu plano para ganhar mais dinheiro?

Percebe que se você não tem metas ficará parado no mesmo lugar se sabotando e arrumando desculpas para seus fracassos? Eu quero te ajudar neste artigo a criar suas metas da forma correta usando uma ferramenta de coaching muito bacana. Como já disse no final foi disponibilizar ela para você baixar.

O nome desta ferramenta é SMART é um acrônimo de cinco palavras em inglês (SPECIFIC – MEASURABLE – ATTAINABLE – RELEVANT – TIME-BOUND) que serão usadas em português (ESPECÍFICA – MENSURÁVEL – ATINGÍVEL – RELEVANTE – TANGÍVEL) para melhor entendimento.
O objetivo desta ferramenta é ter metas que realmente você possa alcançá-las, metas reais e motivação para chegar lá!

Vamos começar com o foco? Pegue uma folha de papel em branco ou baixe a ferramenta SMART (clicando aqui) e vamos fazendo juntos.

1 – META ESPECÍFICA: O que realmente você gostaria de alcançar?
O importante é que seja um ÚNICO objetivo e ESPECÍFICO. O segredo do coaching é que não tratamos vários objetivos, focamos no que realmente a pessoa deseja e vamos até que seja alcançado! Não seja genérico, seja claro, decida o que realmente você quer.

2 – META MENSURÁVEL: Quanto vai custar esse objetivo?
Essa parte da ferramenta você vai definir um caminho, mensurar é poder medir, é tornar palpável, por exemplo: “Quero emagrecer 20 quilos”. Isso é mensurável, você sabe exatamente quando poderá perceber que a meta foi alcançada, quando perder 20 quilos!

3 – META ATINGÍVEL – Alguém já conseguiu chegar neste objetivo? Quem?
Uma meta atingível é algo real, muitas vezes a pessoa diz que quer fazer um milhão de reais nas próximas duas semanas, aí você pergunta se alguém já conseguiu, como conseguiu e se você possui as habilidades e condições que a pessoa teve para conseguir. Neste ponto descreva algumas pessoas que te inspiram a chegar lá e busque esses exemplos para se modelar.

4 – META RELEVANTE – Porque realizar? O quanto esta conquista será importante para você e para quem está a sua volta?
Buscar um “porque” é buscar a motivação necessária para seguir em frente. Saber o quanto este objetivo é realmente importante, é decisivo para que a meta seja alcançada.

5 – META TANGÍVEL – Quando será alcançada?
Uma meta sem um tempo estipulado não é uma meta, é apenas um objetivo. A grande diferença de objetivo para metas é que a meta é um objetivo com data marcada. Decida uma data real e possível e trabalhe para chegar lá com a meta realizada!

Bom, espero que tenha gostado deste artigo! Compartilhe com seus contatos e deixe seu comentário aqui abaixo.

Gilson Mello
CEO Américas Coaching



Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


giil690599

            Gilson Mello
Master Coach graduado pelo International School of Coaching (Orlando, Flórida).

Possui especialização em Coach Financeiro, Já participou do Programa de Liderança da Harvard Business Review. É Autor de cinco livros, conferencista Internacional e CEO do Instituto Américas Coaching.

Buscar no Blog

Receba em primeira mão os melhores métodos e dicas
para seu crescimento pessoal e profissional!

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

nova logo IAC

          © 2015 · INSTITUTO AMÉRICAS COACHING. Todos os direitos reservados.