nova logo IAC

Conhecimento não ocupa espaço?

05/09/2016

Estamos vivendo a era da informação, jamais em toda a história da humanidade o conhecimento esteve tão acessível. Uma criança de 7 anos de idade recebe mais informações que o Imperador Romano recebia na época. Mas todo este conhecimento que está disponível nós devemos absorver sem ser seletivo? Uma frase que ficou famosa e que muitas pessoas dizem é: “conhecimento não ocupa espaço” mas, será mesmo que não ocupa?

A psicologia moderna diz que depressão é excesso de passado e ansiedade é excesso de futuro. Perceba que uma das doenças que mais têm atacado pessoas no mundo fala de excessos! Me arrisco em dizer que excesso de conhecimento sem propósito vai te levar ao estresse!

O maior coach da atualidade Tony Robbins diz que as pessoas de maior sucesso no mundo não têm conhecimento profundo de quase nada, apenas o conhecimento básico necessário, elas têm duas coisas em comum. A primeira disparada é a habilidade de agir, pessoas de sucesso são pessoas de ação! A segunda característica é que são especialistas em apenas um assunto e se aprofundam no conhecimento até se tornarem uma autoridade. Vou listar alguns problemas que geram nas pessoas por buscarem conhecimento sem serem seletivos:

PERDA DE TEMPO
Quando você acredita na frase “conhecimento não ocupa espaço” qualquer curso, workshop ou palestra que aparecerem você irá participar acreditando que está crescendo. Porém, na verdade, em muitos casos você está apenas perdendo um tempo de estar agindo na direção do seu propósito ou de estar se capacitando em uma área específica. Talvez você pense “e seu e não souber qual é o meu propósito?” Minha dica é que busque um coach para te ajudar ou melhor, que você se matricule em um curso de formação em coach e busque as respostas que você precisa. Em um curso como este as pessoas encontram muitas respostas.

SER MUITO GENÉRICO
Quando você busca conhecimento sem propósito você fica muito genérico, sabe um pouco de tudo, mas não sabe nada direito. É tipo o pato, sabe andar  nadar e voar, mas não faz nada direito! Não seja um pato na vida!

FALTA DE FOCO
A falta de foco tem distanciado muitos de seus sonhos. Ficar o dia todo na internet assistindo vídeos e mais vídeos de todo tipo de assunto não te levará a lugar nenhum. Muitas vezes você quer ser o “faz tudo” quer saber de marketing digital, quando que na verdade seu propósito é ser um palestrante de sucesso, basta apenas contratar alguém da área para cuidar do marketing. Ser o “faz tudo” vai prejudicar seu foco, seus resultados e não te levará a lugar nenhum.

FALTA DE ESTRATÉGIA
Para fechar a minha lista de problemas gerados pela busca de conhecimento sem propósito vou falar da falta de estratégia. O planejamento estratégico focado é responsável pelo sucesso de 70% das pessoas que vencem. Estudos sobre pessoas de sucesso mostram que 70% das pessoas de sucesso planejaram suas ações.

Enquanto você está perdendo tempo e foco em adquirir conhecimento sem propósito, seus concorrentes estão montando e seguindo um plano, quem você acha que chegará primeiro?

O QUE FAZER ENTÃO?
Se você chegou até esta parte do artigo é porque você quer saber O QUE FAZER, CERTO? Vou falar das três vantagens de ser seletivo no conhecimento que você absorve:

1 – Quanto mais especialista, mais respeitado.
Você não vai ver um Clínico Geral receber um prêmio, ficando famoso por ser o melhor clínico geral do Brasil! Quanto mais especialista você for em alguma área, mas respeitado você será. Quando as pessoas ligarem uma área a você isso significa que elas estão dizendo que você é um dos melhores nesta área, isso gera mais respeito que naturalmente vai gerar mais resultados!

2 – Quanto mais focado, mais relevante.
Seu foco torna você relevante, quanto mais focado, mais autoridade você terá e consequentemente mais relevante será sua atuação. Sua relevância te levará a lugares que poucos chegam, por não serem especialistas e focados como você. Foque no seu propósito, busque conhecimento específico e seu sucesso será certeiro!

3 – Quanto mais estratégico, mais resultados.

Você se aprofundou no conhecimento específico, focou na área que deseja atuar e agora o próximo passo é ser estratégico, criar o plano de ações para chegar no seu objetivo. Aqui você vai criar suas metas e trabalhar para atingi-las todos os dias. Quando você sabe onde quer chegar, seus resultados serão alcançados com mais rapidez.

Espero que tenha gostado deste artigo. Compartilhe com seus contatos e deixe seu comentário aqui abaixo. Até o próximo!

Gilson Mello
CEO Instituto Américas Coaching



Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


giil690599

            Gilson Mello
Master Coach graduado pelo International School of Coaching (Orlando, Flórida).

Possui especialização em Coach Financeiro, Já participou do Programa de Liderança da Harvard Business Review. É Autor de cinco livros, conferencista Internacional e CEO do Instituto Américas Coaching.

Buscar no Blog

Receba em primeira mão os melhores métodos e dicas
para seu crescimento pessoal e profissional!

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

nova logo IAC

          © 2015 · INSTITUTO AMÉRICAS COACHING. Todos os direitos reservados.