nova logo IAC

Fácil como somar 50+8

04/09/2019

Estava ajudando minha filha a fazer o dever de casa, quando aconteceu algo tão legal que provocou em mim a reflexão que vou expor para vocês hoje. A disciplina era matemática e a atividade envolvia a soma de alguns números.  Depois de iniciar o exercício, minha filha parou diante de uma das somas e disse: “Pai, essa conta aqui é muito difícil!”. Fui olhar e me deparei com a soma 50+8. Ela continuou, argumentando que a conta era difícil porque 50 era um número muito grande.

Foi quando pensei: “Como 50+8 pode ser uma conta tão fácil pra mim, mas tão difícil pra ela?”.  De fato somar 50+8 é algo que fazemos no “piloto automático”, porém, para uma criança que está iniciando nos estudos da matemática é um grande desafio. Esse fato me levou a algumas reflexões, a meu ver, bastantes relevantes.

A primeira das reflexões é que na vida tudo que está começando parece ser muito mais difícil do que realmente é. Da mesma forma que somar 50+8 foi um grande desafio para minha filha, e, para nós, a resposta já está no piloto automático,  aquilo que for novo em nossas vidas, sejam desafios ou dificuldades, parecerá  extremamente complexo, igualmente difícil, pelo simples fato de ser novo, de ser por nós desconhecido.  Por essa razão, precisamos aprender com as crianças a usar um poder chamado persistência. Apesar do grau de dificuldades, as crianças nunca param de aprender. Se hoje somar 50+8 é simples para você, foi porque a criança que você foi não desistiu de aprender a somar. Portanto, devemos ser persistentes.

A segunda das reflexões é que o treinamento gera aprimoramento. Quanto mais treinamos, mais aprimorados ficamos. Quanto mais afiamos a um machado, mais ela será eficiente no corte de uma árvore. E nós fazemos isso desde criança: nós treinamos para apreender a andar; nós treinamos para aprender a falar; nós treinamos para aprender afazer contas. Mas chega um momento em nossa vida que pensamos já saber de tudo, em consequência disso começamos a rejeitar os treinamentos. Precisamos entender que na vida estamos sempre aprendendo. Mesmo um momento difícil deve ser encarado como uma oportunidade para aprender, como um treinamento que nos deixará mais fortes e mais habilidosos.

A terceira e última das reflexões é que depois de nós persistirmos diante das dificuldades e dos desafios e depois de nós treinarmos incessantemente, tudo vai parecer tão fácil como somar 50+8. Nós chegamos, então, num momento de nossas vidas onde as conquistas acontecem como nunca. Nesse ponto muitas pessoas que ainda estarão no início do processo, olharam para nós como se vivêssemos algo impossível de ser alcançado por elas e dirão “nossa tudo parece ser tão fácil para eles”. E de fato será muito fácil, pois já passamos pela persistência e pelo treinamento incessante. Agora tudo é tão fácil como somar 50+8.

Faz sentido pra você?!

Assista ao vídeo que falo sobre este assunto:


perfil 2

            Gilson Mello


Gilson Mello é Palestrante internacional, Master Coach graduado pelo International School of Coaching (Orlando, FL) e CEO do Instituto Américas Coaching.

Buscar no Blog

Receba em primeira mão os melhores métodos e dicas
para seu crescimento pessoal e profissional!

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

nova logo IAC

          © 2017 · INSTITUTO AMÉRICAS COACHING. Todos os direitos reservados.