nova logo IAC

Melhore seus relacionamentos entendendo o sistema representacional

29/08/2016

Você já teve dificuldade de se relacionar com alguém? Já teve a experiência negativa de uma comunicação prejudicada? E no casamento? Você tem dificuldades de atingir uma comunicação eficiente com seu cônjuge? Se uma ou mais respostas a estas perguntas for sim, este artigo poderá ser muito útil a você.

Muitos dos meus alunos me perguntam se o coaching poderá ajuda-los em seus relacionamentos, e eu respondo que em 101%! Uma das aulas que mais gosto de dar é sobre os sistemas representacionais, pela sua utilidade em diversas áreas, como vendas, gerenciamento de equipes, criação de rapport e claro nos relacionamentos entre amigos e principalmente conjugal.

Todas as pessoas experimentam suas vivências diárias através dos cinco sentidos, visão, audição, tato, paladar e olfato. Entretanto quando falamos sobre os sistemas representacionais que governam cada pessoa, eles se dividem em visual, auditivo e cinestésico. Vamos falar de cada um deles e como podem te ajudar nos relacionamentos.

 Pessoas visuais

Pessoas com o sistema representacional visual valorizam cores, ornamentação, pessoas bem vestidas etc. Uma pessoa visual vai elogiar primeiro sua roupa do que seu perfume, por exemplo, todos dão sinais através da fala de qual sistema representacional governa. Em uma compra de um carro, uma pessoa visual vai valorizar mais a estética do carro do que outras qualidades. Lembro quando um amigo estava comprando um carro e eu falei de uma estatística de desvalorização daquele carro, ele me disse que o carro era lindo e que iria comprar. Claramente ele é governado pelo sistema representacional visual e sabendo esta informação eu sei como posso melhorar minha comunicação com esse amigo levando nossa conversa para o visual.

 Pessoas auditivas

Pessoas com o sistema representacional auditivo valorizam ambientes sonorizados, uma boa conversa e são boas ouvintes. Uma pessoa auditiva vai falar da sua voz, elogiar o som de uma cascata ou o cantarolar de alguns pássaros. Em uma compra de um carro dará valor as informações técnicas do carro, vai preferir a melhor configuração a um carro mais bonito. Se você pedir para um auditivo falar sobre uma lembrança, dará destaque aos sons daquela lembrança. “Eu lembro do som da ambulância, era muito auto.”

Pessoas cinestésicas

Uma pessoa cinestésica valoriza o que sente, texturas, vai elogiar a maciez de uma poltrona. Cinestésicos falam sobre a temperatura ambiente, gostam de tocar nas pessoas, dar abraços, gostam do calor humano. Na compra de um carro um cinestésico vai valorizar entrar no carro, sentir o couro do volante, o cheiro do carro etc.

Acredito que você se identificou com um desses sistemas representacionais. Claro que todos nós temos um pouco de cada, porém, somos governados por apenas um. Mas em que saber sobre SR vai contribuir nos seus relacionamentos? Tudo!

 Melhorando relacionamentos com sistemas representacionais

teste 2Quando você compreende que cada pessoa é governada por algum sistema representacional, você sai na frente para melhorar sua conexão. Quando uma esposa reclama que seu marido não o ama e ele fica surpreso porque diz para ela que a ama todos os dias, na verdade o que este marido não percebeu que ela não é auditiva, ficar repetindo todos os dias que a ama não vai fazer muita diferença para esta mulher. Se ela for visual, vai dar valor a um presente, um cartão com uma declaração, um buquê de rosas, etc. Se ela for cinestésica, ela vai valorizar um abraço, um carinho e até mesmo uma boa massagem no final do dia.

Você consegue perceber como é importante saber identificar o sistema representacional das pessoas com quem você se relaciona? Em nosso curso de formação Coach Profissional do Instituto Américas Coaching nós ajudamos os alunos a descobrir através de testes de análises comportamentais seu sistema representacional e damos técnicas para que consigam descobrir através de uma simples conversa qual SR de uma pessoa. Você poderá não só melhorar seus relacionamentos como vender mais, gerenciar melhor seus colaboradores e agradar seus amigos com efetividade.

Esse artigo foi relevante para você? Comente abaixo qual sistema representacional você acredita que é governado, se tem alguma dúvida, deixe sua pergunta, quem sabe eu faço um novo artigo para atender seu questionamento ou te respondo por aqui mesmo.

 Grande abraço e até o próximo artigo!

 Gilson Mello

Master coach – CEO Américas Coaching



Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


giil690599

            Gilson Mello
Master Coach graduado pelo International School of Coaching (Orlando, Flórida).

Possui especialização em Coach Financeiro, Já participou do Programa de Liderança da Harvard Business Review. É Autor de cinco livros, conferencista Internacional e CEO do Instituto Américas Coaching.

Buscar no Blog

Receba em primeira mão os melhores métodos e dicas
para seu crescimento pessoal e profissional!

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

nova logo IAC

          © 2015 · INSTITUTO AMÉRICAS COACHING. Todos os direitos reservados.